Introdução
As incertezas econômicas, a extrema competição e os avanços em Informática e Automação exigem que as empresas busquem estratégias competitivas que garantam seu desempenho e sustentabilidade no mercado.
Torna-se vital que as empresas busquem práticas organizacionais inovadoras e modelos de gestão que aumentem o nível de competitividade frente ao mercado.
Um grande obstáculo ao caminho das empresas em direção à mudança e à produtividade é a absoluta necessidade de mobilizar as pessoas para romper os laços com velhos costumes.
A solução é focar o ser humano e assim obter a mobilização das pessoas, conseguindo assim alavancar a transformação da empresa.
Este artigo propõe o Programa 7S, uma evolução do clássico “5S”, um método que ajuda uma organização a atingir seus objetivos através do envolvimento de sua força de trabalho num processo de melhoria contínua, conforme a visão de Hiroyuki Hirano.
Apesar do extremo poder do Programa 7S, ele é de execução simples e parece restringir-se ao mundo físico, não percebendo seu impacto organizacional ao conduzir à mudança de conduta das pessoas e à mudança dos processos.
O Programa 5S não é um processo de gestão da qualidade, mas um caminho para atingir um melhor patamar de competitividade, por meio de um aprendizado contínuo e da geração de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos processos empresariais.
O conceito filosófico de 5S foi incorporado, ao longo de muitos anos, na sociedade japonesa por meio do Xintoísmo e aí introduzindo valores como a cooperação, a confiança, o autocontrole, além da harmonia e da lealdade organizacional.
Para Takashi Osada, o 5S é uma filosofia de vida e negócios, e significa realizar atividades de melhoria em qualquer ambiente, incluindo casas, escolas, comunidades e locais de trabalho.
Organização e Gestão do "7S"
A efetiva implantação necessita de uma estrutura organizacional com:
- Comitê Estratégico
- Gerente responsável
- Comitê Tático
- Coordenador 7S
- Facilitadores
- Auditores
Independente disso, cada Gestor de área é importantíssimo e deve||:
- Dar exemplo de ação e atitude 7S
- Liderar seus colaboradores no 7S
- Coordenar a elaboração de padrões
- Orientar a realização das melhorias
- Implantar as ações necessárias
O Papel das Pessoas no "7S"
O envolvimento dos funcionários é uma necessidade absoluta para uma implementação bem-sucedida de qualquer programa 7S.
Especialistas argumentam que uma empresa simplesmente não pode ter sucesso no 7S sem o envolvimento total dos funcionários.
Eles devem estar envolvidos em quase todos os estágios da implementação do 5S e em todas as tarefas que envolvem as práticas e procedimentos do 7S.
São os funcionários que estão no local de trabalho todos os dias, engajados nos processos e observando as armadilhas e os picos de cada processo de trabalho.
SEIRIN - Utilização
A aplicação do SEIRI significa essencialmente:
- Diferenciar o que é útil do que é desnecessário
- Eliminar do ambiente as coisas sem utilidade
- Na dúvida, livrar-se do objeto!
Como fazer?
- Analisar tudo que está no local de trabalho
- Separar o que é necessário do que não é
- Verificar a utilidade de cada coisa
- Adequar os estoques às necessidades
- Manter estritamente o necessário
São esperados os seguintes resultados:
- Torna visível o processo produtivo, meios e materiais
- Torna o ambiente claro, limpo e confortável
- Desocupa espaços
- Evita a compra desnecessária de materiais e meios
SEITON - Organização
A aplicação do SEITON significa essencialmente:
- Tornar os objetos mais usados mais acessíveis
- Definir um local para todas as coisas
- Colocar todas as coisas no seu lugar após o uso
Como fazer?
- Analisar onde e como as coisas são guardadas
- Definir critérios para organizar os objetos
- Definir lugar e modo adequado para cada objeto
- Padronizar o nome dos objetos
- Criar um sistema de identificação visual
- Manter tudo em seus lugares após o uso
São esperados os seguintes resultados:
- Racionaliza os espaços
- Facilita o acesso aos materiais e meios
- Evita estoques em duplicidade
- Racionaliza a execução das tarefas
- Melhora o ambiente de trabalho
SEISO - Limpeza
A aplicação do SEISO significa essencialmente:
- Manter o local limpo e
- Manter os equipamentos em perfeito funcionamento
Como fazer?
- Não sujar
- Eliminar as fontes de sujeira
- Limpar, como uma forma de auto inspeção
- Limpar tudo, por dentro e por fora,
- Limpar sempre os objetos antes de guardar
- Fazer uma faxina ao final de cada turno
São esperados os seguintes resultados:
- Valoriza o local de trabalho limpo e arrumado
- Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável
- Melhora a imagem do setor e dos funcionários
- Facilita a detecção de anomalias
SEIKETSU - Padronizar
A aplicação do SEIKETSU significa essencialmente:
Desenvolver
- um ambiente de trabalho que seja
- seguro, saudável, organizado, limpo,
- sustentável e eficiente,
- de modo correto, constante e padronizado.
Como fazer?
- Estabelecer orientações para todos os “S”
- Fazer padrões visuais e fáceis de entender
- Tornar visível qualquer anomalia
- Cuidar sempre da segurança e saúde
- Promover o respeito mútuo e a harmonia
- Desenvolver o funcionamento do trabalho
São esperados os seguintes resultados:
- Sustenta as melhorias já realizadas
- Consolida a cultura, as práticas e as pessoas
- Possibilita um novo esforço de progresso
- Cria uma nova cultura na organização
- Facilita as relações humanas
SHITSUKE - Disciplina
A aplicação do SHITSUKE significa essencialmente:
Desenvolver
- a força de vontade,
- a criatividade e
- o senso crítico
Respeitar e cumprir o estabelecido com a empresa.
Como fazer?
- Obter o compromisso da Diretoria
- Conseguir o envolvimento das pessoas
- Divulgar regularmente o “7S”, conceitos e dados
- Avaliar os resultados e progresso do “7S”
- Desenvolver meios de motivação e reconhecimento
- Realizar Genba Walk regular pelo Diretor/CEO
- Realizar análise crítica mensal pelo Comitê Estratégico
São esperados os seguintes resultados:
- Facilita a execução das tarefas
- Elimina o controle autoritário e imediato
- Propicia resultados de acordo com o planejado
- Realiza o crescimento pessoal e profissional
- Melhora as atividades e as relações pessoais
- Viabiliza outros Programas de Excelência
ANZEN - Segurança
A aplicação do ANZEN significa essencialmente:
- Proteger os colaboradores de riscos
- para sua segurança e saúde,
- no ambiente de trabalho
Como fazer?
- Identificar e eliminar riscos à segurança do trabalho,
- à saúde ocupacional e ergonomia,
- condições, materiais e meios perigosos
- Realizar estratégia para melhor desempenho em SSO
- Aplicar uma política de conscientização sobre SSO
- Treinar e orientar sobre normas e orientações de SSO
- Assegurar a correta e plena utilização de EPI’s e EPC’s
São esperados os seguintes resultados:
- Elimina acidentes e problemas de saúde graves, no trabalho
- Reduz índices de lesões e problemas de saúde,
- Reduz o absenteísmo e afastamentos
- Cumpre requisitos legais, normas aplicáveis e partes interessadas
- Melhora a produtividade e absenteísmo dos colaboradores
- Melhora a imagem e a cultura de responsabilidade social
JIZOKU - Sustentabilidade
A aplicação do JIZOKU significa essencialmente:
Para que uma empresa seja considerada SUSTENTÁVEL, ela deve
- adotar condutas éticas e processos que visem o seu crescimento,
- ao mesmo tempo em que não cause danos à natureza,
- com esforços centrados no Tripé da Sustentabilidade,
- que devem ser interligados para que a prática realmente ocorra.
Como fazer?
- deve ser eticamente responsável,
- deve buscar em todas as suas ações e decisões a ecoeficiência,
- gerar menos poluição e utilizando menos recursos naturais,
- deve ser socialmente responsável,
São esperados os seguintes resultados:
- Cria uma imagem positiva da empresa no mercado
- Melhora a avaliação da empresa por investidores
- Desenvolve uma postura ética profissional na empresa
- Promove boas práticas de cidadania
- Aumenta a satisfação e motivação de colaboradores
- Reduz o absenteísmo
Reduz custo e perdas em recursos e materiais
Processo do Programa 7S
A realização do 7S implica numa sequência de atividades como:
- Coordenar a realização dos diagnósticos
- Analisar o desempenho dos setores
- Garantir o planejamento das observações relatadas
- Garantir a implantação das ações relatadas e melhorias
- Monitorar o andamento das ações 7S
- Coordenar os indicadores do Programa
- Planejar recursos técnicos e financeiros necessários
- Planejar treinamento, comunicação e informação
- Planejar atividades de reconhecimento
- Atualizar quadros e murais informativos
Benefícios do Programa 7S
O Programa 7S tem a capacidade de organizar, mobilizar e transformar as pessoas e daí as empresas.
Um ponto fundamental é que o “7S” dá uma visibilidade e transparência total do piso de fábrica, permitindo assim uma gestão precisa e acurada da organização.
A realização constante e sistêmica do “7S” estabelece base e estrutura para uma nova cultura de trabalho da empresa, isso facilita muito a introdução das mudanças necessárias.
Evidentemente, o funcionamento regular do “7S” desenvolve e mantêm um ambiente de trabalho organizado e seguro, criando uma condição de operação correta da empresa.
Finalmente, ele promove a melhoria como processo contínuo.
Conclusão
Para qualquer empresa ser competitiva e sobreviver no mercado, o trabalho deve ser
organizado, eficiente, padronizado e seguro.
Para tanto, uma excelente alternativa é a implantação do Programa 7S!
Isso significa:
Criar e manter
- um local de trabalho
- limpo e organizado
- seguro e saudável
- eficiente e sustentável
- para todas as pessoas.
Pense nisso!!
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EBOOK GREGÓRIO SUAREZ
Sobre o Autor - Gregório Suarez
Gregório Suarez é Professor e Consultor em Qualidade e Gestão de Serviços da RONIN Consultoria em Curitiba (PR-Brasil).
Coordena o Blog Quality Road: https://qualityway.wordpress.com/, com acesso GRATUITO a mais de 500 artigos das áreas de Qualidade e Produtividade.
Engenheiro de Produção (POLI–USP), com MBA em Gestão de Empresas (PUC/PR), Pós-graduação em Organização Industrial (Fundação REFA), Examinador PNQ (1996/2000), Auditor IATF 16949 e ASES (Renault Nissan).
Especialista em Qualidade e Produtividade, com 35 anos de experiência em posições de gerência da RENAULT NISSAN MITSUBISHI, FAURECIA, FIAT CNH, VOLVO, SIEMENS e DAIMLER BENZ.
Professor Universitário de Engenharia Industrial, Gestão Qualidade, Gestão Estratégica, Custos, Lean Thinking, ISO 9000, FMEA, CEP, Indústria 4.0, TPM e Supply Chain Management.
Comunicação em inglês, francês e espanhol.
Este texto foi escrito por Gregório Suarez. Clique aqui para conhecer mais sobre ele.
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Uma resposta
Muito obrigado Pierre pelo apoio!