A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento anual obrigatório e previsto na legislação trabalhista brasileira. Mas você sabe o que é, como e quando surgiu a SIPAT?
O que é SIPAT?
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é uma semana anual voltada para a conscientização dos colaboradores nos assuntos relacionados à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho na organização. É uma atividade que as organizações realizam anualmente durante uma semana, composta por atividades com a intenção de prevenir acidentes e doenças causadas pelo estresse no trabalho.
História da SIPAT
A necessidade de se preocupar com os riscos dos trabalhadores começou nos anos 1940 com a criação da ABPA, Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes, que foi a antecessora da SIPAT. No Governo Getúlio Vargas, com a criação da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, os trabalhadores tiveram representantes da categoria para demonstrar as primeiras ações relacionadas à saúde e à segurança da classe.
Em 1953, foi publicado o Decreto-Lei 34.715, que oficializou uma semana dedicada às atividades sobre a segurança no trabalho, a SIPAT. A SIPAT foi consolidada com a Portaria N° 3.214/1978, NR 5, que traz a obrigatoriedade de promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
Objetivo
O objetivo da SIPAT é capacitar e conscientizar os colaboradores para que mantenham atitudes adequadas com o ambiente de trabalho. Por consequência, tende-se a evitar acidentes de trabalho. Esta exposição a situações adversas, juntamente com a falta de ergonomia no local de trabalho e de investimentos em bem-estar, pode ser um fator que explica o alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente corporativo.
Como organizar uma SIPAT?
A SIPAT é organizada pelas empresas e parte de seus funcionários. Além disto, o evento tem como objetivo conscientizar todos os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, o que está previsto na legislação brasileira. O evento é realizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Esta comissão é formada por um grupo de colaboradores responsáveis por desenvolver as ações voltadas ao tema. Durante a programação elaborada pela CIPA, os empregados participam de diversas atividades, tais como palestras e treinamentos, relacionados à prevenção de acidentes de trabalho.
Temas Atuais:
Os temas abordados na SIPAT são diversos e evoluem com o tempo. Em 2023, alguns dos tópicos mais importantes para abordar durante o evento são:
- Ergonomia: condições ideais de trabalho para evitar riscos à saúde.
- Nutrição e alimentação saudável: promover hábitos alimentares saudáveis.
- Qualidade do sono: a importância do descanso adequado para a saúde e produtividade.
- Lesões por esforço repetitivo: prevenção e tratamento.
- Estresse e Síndrome de Burnout: reconhecimento e manejo do estresse no ambiente de trabalho.
- Assédio moral: como identificar e combater o assédio moral no ambiente de trabalho.
- Prevenção e combate a incêndios: conscientização sobre medidas preventivas e procedimentos em caso de incêndio.
- Uso de EPI: a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual.
- Noções de primeiros socorros: capacitação básica para lidar com emergências médicas no local de trabalho.
- Direção segura: promover práticas seguras ao dirigir.
Em resumo, estes são apenas alguns exemplos dos muitos temas que podem ser abordados durante a SIPAT. O objetivo é sempre promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
Este texto foi escrito por Pierre Filus Vicente. Clique aqui para conhecer mais sobre ele.
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